segunda-feira, 13 de abril de 2015

WALDSON JOSÉ BASTOS PINHEIRO

NATURAL DE CARUARU-PE, NASCIDO EM 3 DE DEZEMBRO DE 1930 E FALECEU EM NATAL NO DIA 6 DE JANEIRO DE 1990. LICENCIADO EM FILOSOFIA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, LINGUÍSTICA E POLÍTICA. ALÉM DE PROFESSOR EM TODOS OS NI VEIS DE ENSINO, TAMBÉM LECIONOU VÁRIAS DISCIPLINAS ENTRE ELAS: PORTUGUÊS, INGLÊS E LATIM. FOI DIRETOR ADJUNTO NO CENTRO DE TREINAMENTO DO NORDESTE - CETENE, MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CHEFE DO GABINETE DO  REITOR, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UFRN, MEMBRO DE BANCAS EXAMINADORAS EM CONCURSOS PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, MEMBRO DEL UNION MUNDIAL PRO INTERLINGUA-HOLANDA E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE. FOI PRESIDENTE DO PDT E PSB E CANDIDATO A PREFEITO DE NATAL POR DUAS VEZES.
FONTE - PATRONOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA, DE  FRANCISCA FREIRE DA COSTA

COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO PROFESSOR WALDSON JOSÉ BASTOS PINHEIRO

A comenda é feita em bronze, em formato circular, com 0,65 mm de diâmetro e com duas faces:na primeira, a foto do patrono e o nome da comenda

VERSO DA COMENDA MÉRITO EM EDUCAÇÃO PROFESSOR WALDSON JOSÉ BASTOS PINHEIRO

VERSO DA COMENDA: Brasão do município de Natal e o espaço para gravação do nome do homenageado

mais

COMENDA

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos e empresários até esportistas. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas. 
"Geralmente, a comenda era algo valioso, como o título de propriedade de uma terra. Com o passar dos séculos, seu valor tornou-se simbólico, representado por diplomas ou medalhas", afirma Waldemar Baroni, heraldista (especialista em títulos e emblemas da nobreza) do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito de São Paulo (CEHM). Se antes o comendador tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida. No máximo, a distinçáo confere algum prestígio em certos círculos sociais. Mesmo assim, o título sobrevive no cerimonial de governos e instituições privadas, que seguem uma hierarquia de acordo com a importância do homenageado. 
"O menor grau é cavaleiro, seguido de oficial, comendador, grande oficial, grão-cruz e, quando existe, grão-colar".

FONTE - INTERNET

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs